Exposições individuais simultâneas das artistas Fiamma Viola, Isadora Jochims, Léa Juliana, Marianne Nassuno e Triz de Oliveira Paiva – ou, uma poesia concreta
Não se trata de uma curadoria qualquer. Esta exposição está sendo bordada e pintada por Suyan de Mattos em tempo recorde, apenas um mês. Sua matéria são as pesquisas visuais de cinco artistas: Fiamma Viola, Isadora Jochims, Léa Juliana, Marianne Nassuno e Triz de Oliveira Paiva. O trabalho foi provocado por Sissa Aneleh, diretora e curadora geral do Museu das Mulheres, que também assume a expografia da mostra. O resultado poderá ser conferido na Galeria Rubem Valentim, no Espaço Cultural Renato Russo, com abertura dia 25 de agosto, às 19h. A visitação segue até o dia 8 de outubro.
A coordenação e curadoria de Suyan de Mattos têm um perfil intensamente pessoal, pela sua sintaxe, pela sua temática, pelo olhar que ela lança para o mundo das mulheres.

Seu modo de ver e seu modo de dizer se incorporam a curadoria. Pontuando, assim, a ambivalência da arte. Afinal, Suyan é artista. Ela ensina, mentora, faz acompanhamento crítico, refina a linguagem de outras artistas, mas sua voz poética é tão marcante que não tem como ser apagada. Se é difícil entender as escolhas de Suyan, mais complexo ainda seria tentar transcendê-la.
Sua incansável procura por novas maneiras de expressar experiências sensoriais, fugindo à banalidade e tantos males da arte contemporânea, resulta na proposta de uma coletiva, a um só tempo individuais simultâneas.
As cinco artistas convidadas por Suyan são como cinco estudos para um mesmo quadro utilizando técnicas diferentes, complementares. Reunidas, convergem na criação de uma poesia concreta: PELE BARRO PEDRA GRAFITE RIO.
Suyan se espelha e revela: “A pele de Fiamma é muito forte, ela é mulher com vagina e sem peitos. O barro da Isadora me provoca um estranhamento delicioso desde o início. Os fios vermelhos que seguram as pedras da Léa são minhas cicatrizes. A Marianne faz um sombreamento que nunca consegui fazer. E os galhinhos de Triz revestidos de barro me deixaram louquinha quando vi”.

E eu?
Estou curtindo demais a intensidade desses preparativos.
RESERVE A DATA: 25 DE AGOSTO, 19H (lá no Espaço Cultural Renato Russo)
No responses yet